19 de janeiro de 2011

Fazer o bem ...


    Afinal, o que é ser bom? É fazer o certo? Mesmo que existam milhares de definições sobre o que é certo e o que é errado, há dentro de nós seres humanos capacidades inatas de se fazer bem e mal? Será que alguem pode realmente nascer com certas predilções a ser bom ou mau? As vezes me pego questionando essa faceta da condição humana e hoje ouvi uma resposta que considerei bastante apropriada para a questão de "O que é fazer o bem?" ... fazer o bem é fazê-lo até mesmo quando não ha ninguém vendo. E isso me chamou a atenção imediatamente, me fez questionar toda idéia de sentir-se bem com fazer o bem, ou de obrigação de fazê-lo. Acho que o sentimento de retribuição não pesa, e nem deve. Para mim fazer o bem é fazer o melhor para todos, inclusive para si. É agir em favor do todo, mesmo que isso as vezes não seja tão propício.
    Acredito em nossas capacidades inatas, mas acredito principalmente no poder de escolha de cada ser-humano, na escolha de caminhos, nas ações que moldam nosso caráter desde cedo, na criação que se recebe e nas palavras que se escolhe ouvir, gravar e reproduzir. Ouço constantemente se falar que o mundo não tem jeito e que as coisas não tendem a se resolver. Acredito fortemente que isso tudo tem muito a ver com essa nossa capacidade de apreender e reproduzir informação ruim e errada, não há falta de educação no mundo, há excesso de má educação. Há uma continuidade tremenda de erros como se fossem acertos. Essa entrega insana ao errado, essa "idiocrasia" que impera e é repassada de pais para filhos com uma máscara de normalidade.
    Fazer o bem não é indicar certos e errados, é mostrar os dois lados da moeda, é educar demonstrando que pra toda ação na vida existe reação, educa-se certo quando não se impõe parâmetros, quando se da liberdade de escolha. Aprende bem não aquele que repete exemplos sem se questionar, aprende bem aquele que repete o exemplo pois refletiu sobre aquilo e entendeu que aquilo era o certo a se fazer. Há quem faça o bem pois pensa que é obrigação, há quem o faça em busca de redenção, no final das contas parece que a questão não é o agir certo ou errado, mas apenas o agir, e talvez o que mais falte nas pessoas hoje é reflexão acerca dos porquês dos seus atos, pois no fim das contas a resposta pra mim se encontra no pensar, e isso não é algo que a grande maioria das pessoas faz com frequência hoje em dia. Afinal, me parece que bem e mal não se dividem por ações e sim por intenções.

                                            28/01/2009 - 22:45

Um comentário:

WaL disse...

interessante John, mas eu penso que muitas vezes esse fazer o bem envolve fazer o mal a nos mesmos em detrimento de outros e isso para mim é prejudicial.. sobre essa entrega insana ao errado, não sei...o que é o errado? é acreditar em algo no momento, tentar e de repente perceber que aquilo já não era mais tão necessário? Aprendi tanto com meus "erros"...concordo com a liberdade de escolha, sem dúvida é a partir dela que somos capazes de amadurecer e enfim entrar no mundo adulto, mas para isso é fundamental a reflexão e ai eu me pergunto quantos de nós estamos dispostos a olhar pra dentro e encarar a realidade? acho q vou escrever sobre isso...to be continued...